O mês de novembro já começou com uma novidade, o início de uma caminhada muito inspiradora que tive o prestígio de participar: a Trilha de Capacitação para Mulheres Empreendedoras de Saquarema. Essa iniciativa tão importante está sendo promovida pela Secretaria de Governança e Sustentabilidade, em parceria com a Secretaria da Mulher, a Sala do Empreendedor e a Universidade Estácio de Sá, com o objetivo de fortalecer o protagonismo feminino, criar oportunidades e transformar vidas por meio da educação e qualificação.
Fiquei muito feliz e emocionada em ver tantas mulheres reunidas, cheias de sonhos, ideias e coragem. Muitas delas estão começando agora, outras já têm pequenos negócios e estão em busca de aperfeiçoar o que constroem diariamente com tanto amor e dedicação. Mas todas compartilham algo em comum: a vontade de crescer, de conquistar autonomia e de mostrar que o empreendedorismo feminino é uma ferramenta poderosa de transformação social.
Cada uma das instituições parceiras têm um papel essencial nesse projeto, que vai desde a articulação e integração das ações, ao acolhimento e formação de uma rede de apoio entre as participantes e até a formação técnica para formalizar o acesso ao crédito. Tudo pensado e planejado para que essas mulheres saiam daqui ainda mais confiantes, preparadas e conscientes do valor e da capacidade que elas que têm.
Durante essa primeira etapa da trilha, tivemos a presença de palestrantes incríveis que trouxeram muita motivação, incentivo e enriqueceram o encontro com suas experiências. A advogada e mentora Tânia Sá Hammerschmidt compartilhou lições valiosas sobre empoderamento e empreendedorismo feminino; Ângela Tavares, empreendedora e consultora de pequenos negócios, dividiu suas experiências sobre como transformar desafios em oportunidades; e Laryssa Queiroz, fundadora da Delícias de Lá, emocionou a todas com sua trajetória que foi marcada por fé, coragem e determinação. Cada uma delas representou a força e a variedade de vivências de mulheres que constroem, com amor e propósito, o futuro da nossa cidade.
Nesse primeiro passo da trilha, as vagas se esgotaram em pouquíssimo tempo. Isso só reforça o quanto as mulheres de Saquarema estão interessadas em investir em si mesmas e em seus sonhos. Foram momentos de troca, aprendizado e muita inspiração. E o melhor é que essa trilha não termina aqui: em breve teremos novas turmas, mais encontros e, no final, uma Feira de Mulheres Empreendedoras, onde elas poderão expor e vender seus produtos, celebrando cada conquista dessa caminhada.
Nosso maior propósito com essa inciativa é construir um município que acredita que empoderar mulheres é impulsionar o desenvolvimento da cidade. Quando uma mulher conquista autonomia e se fortalece, ela muda não apenas a própria história, mas também a da sua família, da sua comunidade e de todos ao seu redor. Espero, de coração, que essa Trilha seja a primeira de muitas outras histórias de sucesso. O futuro que queremos para a nossa cidade é construído com a força, a criatividade e a inteligência das nossas cidadãs.
Por Manoela Peres