Mulheres no Poder  |  21 de Agosto de 2025

Saquarema unida no enfrentamento à violência contra a mulher

Oi, gente!

Para dar continuidade às ações que fazem parte da campanha de Agosto Lilás, nossa Secretaria da Mulher realizou o I Fórum Municipal de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, o qual eu tive o prazer de participar. Foi um espaço essencial para dialogar, trocar experiências, fortalecer redes de apoio e refletir, junto com tantas vozes e histórias inspiradoras, sobre caminhos que nos ajudem a proteger, acolher e empoderar ainda mais as mulheres de Saquarema. Esses encontros são especiais porque nos lembram que o enfrentamento à violência não é uma luta individual, mas coletiva, que precisa de união, políticas públicas e uma rede de cuidado que ampare cada mulher.

O Fórum foi uma excelente oportunidade para reforçar que nossas cidadãs não estão sozinhas: elas têm à sua disposição um espaço e uma equipe preparada para acolher e orientar sempre que precisarem

E quando falamos em cuidado, não podemos deixar de destacar o trabalho fundamental que vem sendo feito pela Secretaria da Mulher, que tem desenvolvido ações para promover a emancipação, segurança e dignidade para nossas cidadãs. Um exemplo disso é o incentivo ao empreendedorismo, com a realização da Feira de Empreendedorismo Feminino, que reuniu 60 expositoras, gerando renda e visibilidade. Nosso município também apoiou a formalização de negócios pelo Formaliza Mulher, além de levar empreendedoras para o Sebrae Delas no Rio de Janeiro, onde foram oferecidos cursos de capacitação que permitem a geração rápida de renda em áreas como culinária, artesanato e beleza. Outra ação muito legal realizada por aqui foi a Oficina de Morango do Amor, que reuniu saquaremenses na sede da Secretaria da Mulher para aprender a preparar essa delícia que tem sido uma fonte de renda muito significativa em tantos lares no país.

Esses encontros são especiais porque nos lembram que o enfrentamento à violência não é uma luta individual, mas coletiva, que precisa de união, políticas públicas e uma rede de cuidado que ampare cada mulher.

Um ponto também muito importante é a qualificação profissional e a empregabilidade; cursos em áreas administrativas e técnicas, em parceria com instituições como Firjan, Senai e Faetec, estão reservando vagas exclusivas para mulheres. Além disso, a creche noturna é uma iniciativa que possibilita que muitas mamães possam se dedicar aos estudos ou ao trabalho sabendo que seus pequenos estão em segurança.

Além dos projetos com o objetivo de qualificar e facilitar a entrada no mercado de trabalho, nossas moradoras também podem contar com iniciativas que promovem a criação de laços entre elas, como o projeto Empoderadas, oferecendo atividades de esporte e cultura que possibilitam a formação de redes de apoio. Já o suporte psicossocial garante acompanhamento para que cada mulher consiga aproveitar ao máximo as oportunidades de formação e de reconstrução de sua trajetória. Na área da segurança e apoio à maternidade, temos a atuação da Guarda Maria da Penha, preparada para agir de forma humanizada em situações de violência, e os programas Carinho de Mãe e Carinho de Mãe Especial, que oferecem apoio financeiro e kits de enxoval às gestantes, inclusive às que terão filhos com necessidades especiais.

O Fórum foi uma excelente oportunidade para reforçar que nossas cidadãs não estão sozinhas: elas têm à sua disposição um espaço e uma equipe preparada para acolher e orientar sempre que precisarem. Que seja o primeiro de muitos encontros assim, pois cada passo dado nesse caminho nos aproxima de um futuro mais justo. Foi um momento muito importante em direção a uma Saquarema onde as mulheres tenham garantidos seus direitos, sua dignidade e, principalmente, o direito à vida. E que, cada vez mais, possamos ver mulheres no poder, inspirando outras a também ocuparem seus espaços de liderança.

Por Manoela Peres