O post de hoje é dedicado à memória de um líder e gestor inspirador: o diretor do SEBRAE Rio Julio Cesar Rezende de Freitas, que faleceu recentemente. Gostaria de aproveitar esse espaço para deixar meus sentimentos à família e aos entes queridos. A liderança e a colaboração do Julio em cada projeto em parceria com o nosso município foi incansável, um exemplo de que quando duas lideranças comprometidas em fazer a diferença se unem com propósitos alinhados, é possível superar as expectativas no que se trata da transformação social.
Se tem um aprendizado que ele deixou e que levo comigo foi que instituições fortes e uma gestão de qualidade são formadas por pessoas excepcionais, dedicadas e comprometidas com as responsabilidades envolvidas em suas ocupações, por terem consciência de que há pessoas que se beneficiam e dependem do trabalho que está sendo realizado. E esse aprendizado não foi deixado apenas por suas palavras, mas percebido por meio das ações que tive a oportunidade de presenciar.
Foi com essa mentalidade que a colaboração entre a Prefeitura e o SEBRAE se fortaleceu ao longo dos anos. Uma parceria construída com base em valores comuns e que segue rendendo frutos. Vejo refletido nos projetos realizados com o SEBRAE um município mais preparado, inclusivo e conectado com as oportunidades do presente e do futuro. Em 2022, quando criamos a Rede Lagos de Agentes de Desenvolvimento, iniciamos uma série de ações para fortalecer o empreendedorismo local. Um dos destaques é a Sala do Empreendedor, que hoje conta com duas unidades ativas e já receberam reconhecimento com o selo ouro de qualidade, inclusive, entregue a nós pelas mãos do próprio Julio, como um reflexo do nosso cuidado com quem deseja empreender em Saquarema.
As equipes têm promovido iniciativas que valorizam nossa cultura, geram renda e ampliam as possibilidades para quem vive aqui. É o caso do projeto Quintais Produtivos, que apoia 50 produtoras rurais locais em parceria com a Fundação Banco do Brasil. Também realizamos em 2023 o Janela Criativa, que impulsionou o trabalho dos artesãos da cidade e promoveu formação, identidade e inovação. Para os nossos estudantes universitários, oferecemos oficinas que ajudam na inserção no mercado de trabalho; para os microempreendedores, realizamos sessões de negócios pensadas para criar conexões, redes e novas parcerias.
E essa colaboração de sucesso também dialoga com a gestão pública de um modo estratégico, por meio de consultorias especializadas em temas como governo digital, LGPD, transparência e o uso de plataformas modernas, como o Contrata Mais Brasil. O SEBRAE tem caminhado com a gente em eventos que pensam o futuro da cidade, como o Fórum da Economia do Mar e o Saquarema 2030. Tudo isso mostra que construir o município que a gente quer viver é um trabalho conjunto: é preciso uma gestão dedicada, participação social e parcerias estratégicas. Assim, é possível construir uma cidade mais eficiente, com políticas públicas sólidas, serviços de qualidade e bem estar para a nossa população.
Na Secretaria de Governança e Sustentabilidade, uma das pautas prioritárias da nossa agenda é a elaboração de estratégias para que o mercado de trabalho local possa absorver a mão de obra que está sendo qualificada pelo programa Conexão Universitária. A expectativa é que a continuidade dessa parceria entre nosso município e o SEBRAE gere mais oportunidades e posicione Saquarema como um território atrativo para novos investimentos, preparado para acolher empresas, valorizar talentos locais e gerar desenvolvimento sustentável. Investir em formação e conexões estratégicas significa também fortalecer a imagem de Saquarema como uma cidade inovadora, que une qualidade de vida, eficiência governamental e um ambiente favorável ao empreendedorismo.
O Julio deixou um legado importante, não apenas institucional, mas humano. Um legado de cooperação, confiança e visão de futuro. E é com essa perspectiva que seguimos em frente, com a confiança de que cada avanço construído em conjunto é também uma forma de manter viva a contribuição de quem acreditou no potencial da nossa cidade.
Por Manoela Peres