este mês de maio, nosso município realizou a terceira edição do Saquarema 2030. Dessa vez, o evento ganhou muitas novidades que o impulsionaram para um outro nível, com a eficiência, a organização e o capricho que Saquarema sempre entrega. Mas, é claro, esse novo patamar foi alcançado graças à dedicação e ao empenho da equipe da Secretaria de Governança e Sustentabilidade.
Por isso, hoje eu vim aqui compartilhar com vocês mais detalhes dessa iniciativa tão importante para nossa cidade e o que conseguimos agregar este ano para tornar a experiência ainda mais proveitosa para os participantes.
Esse seminário começou em 2023, organizado pela minha equipe do gabinete, com a finalidade de capacitar e alinhar os servidores da Prefeitura com a agenda 2030 da ONU. Nossa proposta era valorizar os projetos das nossas secretarias que já estavam sendo executadas aqui no município.
Nas duas primeiras edições, reunimos representantes de todas as secretarias para apresentar os seus projetos, e contamos com a participação de convidados de toda a Região dos Lagos, São Gonçalo, Niterói, e Rio de Janeiro, para uma troca de experiências e construção de uma rede de fortalecimento entre servidores. A partir desse movimento surgiu o projeto Lagos 2030, um projeto de governança colaborativa entre dez municípios da Região dos Lagos. Esse projeto recebeu o Prêmio SEBRAE Prefeitura Empreendedora. Durante o G20 do ano passado, o Saquarema 2030 teve a honra de receber o Prêmio desafio ODS da ONU, em reconhecimento ao cumprimento eficiente dos ODS 16 e 17.
Já na edição deste ano, o 2030 foi realizado em três sedes diferentes: tivemos painéis apresentados na Casa do Educador, na Universidade de Vassouras e no nosso Centro de Eventos, com o alcance de mais de 4 mil participantes, 22 painéis e 116 palestrantes. É uma dimensão inédita para esse evento!
No primeiro dia, nosso objetivo foi apresentar para a população como estamos planejando Saquarema para o futuro a partir dos projetos que já estão em andamento por aqui. Nossos moradores puderam interagir com nossos stands e conhecer os projetos de extensão que estão sendo feitos com muito empenho pelos nossos alunos do Conexão Universitária. Inclusive, uma novidade que me deixou muito satisfeita foi ter sido possível abrir o evento para a participação dos nossos moradores. O interesse de cada um de vocês em participar e se envolver com o Saquarema 2030 e com a transformação do nosso município só traz uma grande motivação em providenciar mais novidades para os próximos anos.
Já no segundo dia do 2030, o foco foi apresentar para os universitários as trajetórias de sucesso para os alunos dos cursos que contam com no mínimo 100 inscritos pelo COUNI. Foram 18 painéis, com o total de 90 palestrantes, todos eles profissionais de referência em suas áreas. Nesse dia, alcançamos o público de 1100 participantes.
Fiquei muito feliz de também poder dialogar com os alunos do curso de Odontologia da Universidade de Vassouras. Eu espero que esse momento de troca tenha sido tão proveitoso para eles quanto foi para mim, porque foi uma chance de passar para esses estudantes o que eu mesma gostaria e precisava ter ouvido quando estava na posição deles, ainda em formação.
Eu considero a integração do município com as universidades um passo muito pertinente. Além de compartilhar as ações que estamos planejando e organizando para absorver toda essa mão de obra qualificada no futuro, é também um movimento de incentivo para incluir a produção acadêmica e a pesquisa científica dessas instituições no nosso plano de desenvolvimento.
No dia 15, o direcionamento do evento foi para o setor empresarial. Foram apresentados e discutidos os casos de sucesso de pequenos, médios e grandes empreendedores, considerando a importância do setor para Saquarema, que daqui a alguns anos, vai absorver a mão de obra que hoje está em desenvolvimento e capacitação pelo programa COUNI. O evento contou com 4 painéis e com a apresentação de 30 palestrantes, além de uma sessão de negócios organizada pelo SEBRAE para o MEI. Alcançamos o público de 250 empresários.
Finalizamos o Saquarema 2030 no dia 16, com foco nos nossos servidores municipais. Nessa ocasião, 110 colaboradores da Prefeitura participaram de uma oficina de planejamento estratégico na parte da manhã. Na parte da tarde, nossos Jovens Cidadãos participaram de uma palestra de apoio organizada pelo SEBRAE, que contou com um público de 200 beneficiários do programa.
É um motivo de muito orgulho, como gestora e como saquaremense, fazer parte do 2030 e ver esse projeto ganhando mais espaço aqui na cidade. O Saquarema 2030 é uma ferramenta de construção colaborativa e estratégica para o futuro que queremos aqui na nossa cidade. A expectativa é ampliar este projeto e promover uma experiência ainda melhor na edição do ano que vem!