Cidade Saudável  |  24 de Julho de 2025

Saquarema fortalece o campo e a saúde para garantir o bem-estar do cidadão!

Oi, gente!

Na última conversa que tive com vocês, falei sobre os projetos de investimento para o fortalecimento do setor agrícola e da produção rural familiar do nosso município. Desta vez, vim aqui demonstrar como Saquarema é beneficiada por meio desse fomento e como ele retorna para nossa população. Afinal, por meio de programas como o Fazenda Consorciada, nossas escolas e creches, unidades de saúde e projetos sociais como o Centro Dia são abastecidos com alimentos doados dessas colheitas, promovendo uma alimentação saudável para as pessoas que são assistidas por algum programa ou serviço oferecido pelo município. E um desses serviços é a Casa do Diabético.

É exatamente esse tipo de cuidado que queremos garantir quando apoiamos a produção local: oferecer, cada vez mais, um serviço público que acolhe, orienta e cuida com responsabilidade.

Desde 2022, durante minha gestão à frente da Prefeitura, a Casa do Diabético se tornou uma referência quanto ao tratamento de casos de alta complexidade dos pacientes com diabetes. Esse equipamento facilita o acesso da população ao atendimento, curativos e procedimentos, além de ações voltadas à prevenção, promoção e detecção precoce das complicações causadas pelo diabetes.

Quem já passou por algum quadro de diabetes ou tem alguém na família com esse diagnóstico, sabe da importância de uma alimentação equilibrada e muito regulada como parte do tratamento. A rotina alimentar dos pacientes influencia diretamente no controle dessa condição. Por isso, esse reforço e incentivo à nossa agricultura é um modo de aquecer uma cadeia produtiva que, em retorno, chega aos cuidados com a saúde dos moradores e promove o bem-estar do cidadão de Saquarema. Ter acesso a alimentos mais saudáveis, cultivados sem excessos de agrotóxicos e com maior valor nutricional, faz diferença na rotina e na qualidade de vida de muitas famílias. E é exatamente esse tipo de cuidado que queremos garantir quando apoiamos a produção local: oferecer, cada vez mais, um serviço público que acolhe, orienta e cuida com responsabilidade.

As secretarias do nosso município vêm atuando de forma integrada, com projetos que se complementam e se fortalecem de uma forma mútua. A agricultura familiar conversa com a merenda escolar; a saúde preventiva está apoiada na promoção de hábitos alimentares mais conscientes; e o desenvolvimento social caminha junto da valorização dos nossos produtores. É esse o tipo de gestão que nos inspira: aquela que olha para o todo, pensa no futuro e trabalha para que Saquarema seja, cada vez mais, um lugar para se viver bem!

Por Manoela Peres