Terra de Oportunidades  |  22 de Julho de 2025

DESENVOLVIMENTO DE SAQUAREMA VALORIZA DIVERSAS ÁREAS!

Oi, gente!

Se tem uma coisa que Saquarema tem de sobra é motivos para nos dar orgulho. Mas, hoje, vim destacar um em especial: o fato do nosso município incentivar e fortalecer uma agricultura sustentável e familiar, oferecendo oportunidades de crescimento para muitos lares que fazem seu sustento a partir desta atividade. O alimento que chega às nossas mesas é o nosso combustível; é ele que nos dá energia para encarar os desafios de cada dia e para alcançar os nossos objetivos. Por isso, eu acredito que garantir a qualidade da comida em nossos pratos é uma das formas primárias de cuidar da saúde da população. E isso é possível, principalmente, a partir de iniciativas que buscam valorizar o setor agrícola local.

Saquarema tem uma ligação estreita e de longa data com a agricultura: o município já foi o maior produtor de cítricos, além de ter passado por experiências com ciclos econômicos muito importantes que foram baseados na produção rural. Então, toda a preocupação em criar projetos e ações para promover este setor é também uma forma de cuidar de um patrimônio que é responsável por uma parte significativa do desenvolvimento de Saquarema. Hoje, o objetivo é dar continuidade e ampliar cada um dos programas que tornam possível potencializar nossa agricultura.

O alimento que chega às nossas mesas é o nosso combustível; é ele que nos dá energia para encarar os desafios de cada dia e para alcançar os nossos objetivos

Durante a minha gestão como prefeita, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca, criamos projetos que marcaram os rumos da produção agrícola local. Um deles foi o Fazenda Consorciada, que possibilitou aos produtores rurais que perderam suas propriedades cultivar em terra pública para gerar renda a partir da venda de seus produtos nas feiras. Inclusive, também promovemos a Feira do Produtor Rural, em diversas localidades de Saquarema, onde a população tem acesso à uma variedade de produtos de qualidade, cultivados exclusivamente por agricultores do município.

Fomos também o primeiro município do estado do Rio de Janeiro a inaugurar uma Sala do Empreendedor do Produtor Rural, um espaço planejado para facilitar o acesso dos agricultores saquaremenses aos equipamentos e à formalização, com objetivo de orientar aos produtores que pretendem concorrer em editais de compras públicas. Outra inauguração importante para o setor foi a do nosso Parque de Exposições no distrito de Sampaio Correia, para promover encontros que incentivem o progresso da agricultura familiar, a produção local e fomentar a economia rural.

No nosso município, o estímulo à agricultura sustentável e o empoderamento feminino se encontram no projeto Quintais Produtivos, uma parceria com o SEBRAE e com a Fundação Banco do Brasil. Esse programa importantíssimo está garantindo a geração de renda para nossas cidadãs, ao oferecer a 50 mulheres agricultoras uma formação completa, além da distribuição de kits com equipamentos para que elas possam cultivar suas hortas, pomares e criar galinheiros em seus próprios terrenos. É um incentivo para possibilitar suas primeiras produções!

Na Secretaria de Governança e Sustentabilidade, uma das pautas prioritárias da nossa agenda é a elaboração de estratégias para que o mercado de trabalho local possa absorver a mão de obra que está sendo qualificada pelo programa Conexão Universitária. A expectativa é que a continuidade dessa parceria entre nosso município e o SEBRAE gere mais oportunidades e posicione Saquarema como um território atrativo para novos investimentos, preparado para acolher empresas, valorizar talentos locais e gerar desenvolvimento sustentável. Investir em formação e conexões estratégicas significa também fortalecer a imagem de Saquarema como uma cidade inovadora, que une qualidade de vida, eficiência governamental e um ambiente favorável ao empreendedorismo.

Sinto muita satisfação em ver que o desenvolvimento de Saquarema valoriza as diversas vivências que convivem no mesmo lugar: das atividades no campo aos esportes aquáticos e expressões criativas. Cada um destes programas espelham nosso alinhamento com práticas e ações que respeitam e preservam nossos recursos naturais; aqui, a natureza não interfere e nem é motivo de conflito em relação ao progresso, mas está integrada com a visão de qualidade de vida e com o futuro que queremos para o município.

Por Manoela Peres