Turismo  |  13 de junho de 2022

Festival de Verão: atrações inéditas marcam o retorno da tradição de Saquarema

E

m 2023, o verão vai ficar na memória dos moradores e turistas da nossa cidade. Passamos dois anos em restrição, respeitando as recomendações sanitárias para evitar a disseminação do coronavírus. Neste ano, graças a Deus conseguimos trazer de volta o nosso tradicional Festival de Verão, renovado e cheio de novidades para animar ainda mais a alta temporada em Saquarema.

No mês de dezembro, começamos a estação com o nosso município todo lindo, decorado e iluminado para receber as apresentações do Natal de Luz. Há muito tempo eu idealizei e sonhei em realizar as celebrações de final de ano do jeitinho como fizemos no último mês, e enche meu coração de alegria e gratidão ver o encanto dos saquaremenses e visitantes com o cenário que preparamos com todo o carinho.

Há muito tempo eu idealizei e sonhei em realizar as celebrações de final de ano do jeitinho como fizemos no último mês, e enche meu coração de alegria e gratidão ver o encanto dos saquaremenses e visitantes com o cenário que preparamos com todo o carinho.

Já para o Festival de Verão, em janeiro, nossa cidade recebe atrações culturais e esportivas gratuitas, para todos os públicos e gostos. No dia 13, a banda Melim abriu o festival apresentando seus sucessos na Praça do Coração, como “Ouvi Dizer”, “Meu Abrigo”, entre outras músicas adoradas por tantos brasileiros. Dia 21, foi a vez da banda Detonautas apresentar na nossa Vila canções como “Quando o Sol se For”, “Você Me Faz Tão Bem” e “O Amanhã”. Os shows da agenda estão acontecendo sempre às 21h.

Os fãs de sertanejo e pagode não vão ficar de fora: no dia 28, os irmãos Mariana e Matheus se apresentam no festival e trazem seu repertório para gente: “Vida de Solteiro”, “Nóis Combinou”, e muitas outras que cativaram o público por todo o Brasil. Em fevereiro, vamos receber no dia 4 o show do grupo de pagode Pique Novo, que vai agitar nossa cidade com canções como “Você Gosta”, “No Meu Olhar“ e “Eu Tenho Muito Mais”.

Para fechar nossa programação musical, no dia 11 de fevereiro o cantor revelação da nossa cidade, Juceir Jr, vai se apresentar pela primeira vez após sua participação no The Voice Brasil, da Rede Globo. O integrante do grupo de Lulu Santos representou Saquarema com brilhantismo e nos encheu de orgulho na final do programa, e vem nos prestigiar no Festival de Verão com o talento e a versatilidade musical que demonstrou na TV.

Para quem planejou começar a se exercitar em 2023, na programação esportiva não faltam incentivos para entrar em movimento: vão ser realizadas aulas de treino funcional, crossfit e danças, além de competições de surf, vôlei, canoagem, futebol de areia, tênis de praia, futevôlei, skimboard e bodyboard. As atividades vão acontecer na Praia da Vila e na Lagoa de Saquarema, na altura do Areal. Você pode conferir a programação completa acessando o portal oficial da Prefeitura ou acompanhando minhas redes sociais.

Verão com mais segurança
Para fortalecer a segurança de nossa população durante a alta temporada, instalamos seis tendas em pontos estratégicos do nosso município, que funcionam como unidades avançadas de segurança e gestão dos espaços públicos. Até o final da estação, nossos agentes estarão a serviço e disponíveis para auxiliar nossos moradores e visitantes. As tendas estão disponíveis nas orlas das praias de Itaúna, Vila, Barrinha, Boqueirão, Jaconé e Vilatur.

Além de identificar e solucionar eventuais problemas, outro serviço muito importante que está sendo realizado é a identificação das crianças. Nas tendas, os pequeninos recebem pulseiras dos servidores contendo seus dados, para o caso de algum imprevisto acontecer, a população saiba como localizar e reconhecer os papais e mamães.

Nos pontos de atendimento, nossos visitantes podem obter informações úteis sobre o município e as questões relacionadas à mobilidade pelos bairros de Saquarema. Os agentes também estão atentos à poluição nas praias e faixas de areia, fiscalizando para garantir que as belezas naturais da nossa cidade estão sendo preservadas. Para evitar o despejo inadequado do lixo, os servidores estão distribuindo sacolas biodegradáveis nas tendas.

É um alívio muito grande saber que neste ano, o verão poderá ser desfrutado com mais segurança e tranquilidade. Espero que moradores e convidados aproveitem a temporada de calor e curtam ao máximo nossa cidade!

Por Manoela Peres