Inovação  |  23 de março de 2023

Saquarema: Escuta Ativa e Participação Feminina para Transformação

G

ente, eu estava muito entusiasmada em contar para vocês um pouquinho mais sobre a minha participação no 1º Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento, que foi organizado pela Associação de Negócios do Rio de Janeiro (ANZORJ) no dia 14 de março. Recebi mensagens e comentários me pedindo para assistir o vídeo das palestras na íntegra e perguntando sobre o que se tratava o evento. Fiquei muito feliz pelo interesse de vocês em saber mais.

Fui convidada para palestrar em dois painéis na sede da SEBRAE, ao lado de representantes e gestores dos setores empresarial, político e jurista. Tive a oportunidade de apresentar os projetos e programas que estão em execução no nosso município, assim como reflexões próprias sobre o tema. Acredito que inovação não se trata apenas de aplicar tecnologias de última geração para solucionar problemas cotidianos, mas utilizar os recursos e ferramentas que já temos disponíveis, de forma eficaz, para suprir demandas. E qual a melhor forma de identificar estas carências, se não pela escuta ativa e presente de quem precisa de uma solução?

Por isso, considero muito importante as trocas que tenho com vocês, seja pelo atendimento no gabinete, pelas mensagens que chegam nas minhas redes sociais ou até mesmo quando nos encontramos nos eventos e inaugurações do município. São oportunidades que tenho de saber do que a nossa população está precisando, e assim, é possível pensar em cada detalhe das ações que serão colocadas em prática a seguir.

Nas apresentações do segundo painel, voltamos nossa atenção para outro tema muito importante para mim: os direitos das mulheres. Saquarema hoje conta com uma série de programas para cuidar das nossas cidadãs, em diversas esferas: segurança, saúde, educação, profissionalização, entre outras. Estas ações as auxiliam em desde interromper ciclos abusivos e violentos dentro de suas casas até a inserção no mercado de trabalho. É um alívio e uma alegria saber das histórias de tantas moradoras que estão tendo suas vidas transformadas, tantas mulheres conquistando a independência e a prosperidade.

É muito gratificante estar na posição de apresentar Saquarema como um município de inovação e qualidade de vida para além da nossa região, entre tantas autoridades e representantes que lidam com a inovação no dia a dia. Espero que cada vez mais nossas ações promovam bem estar para nossa população, e principalmente, que a participação feminina seja maior neste desenvolvimento. A força, os talentos e a sabedoria das mulheres podem e devem ser aproveitados para maior produtividade nos estados e municípios, nas empresas, e em quaisquer setores que nos propusermos a colaborar.

Por Manoela Peres