última edição que realizamos do Criança Cidadã foi especial. Nesse dia, por conta da chuva, a cerimônia não pôde ser em frente à Prefeitura, como a gente faz normalmente. Mesmo assim, não deixamos esse imprevisto nos atrapalhar. Foi um momento muito emocionante. Dessa vez, a homenagem dos nossos alunos da Rede Municipal e a entrega dos certificados foram para os idosos do Centro Dia, a Creche do Vovô. Eles ficaram comovidos pelo carinho das crianças, amigos e entes queridos presentes na ocasião.
Além de receber as crianças no gabinete, como costumo fazer, também reservei um momento para conversar com os nossos vovôs e vovós. Uma delas, a Dona Olga, inclusive teve o seu dia de prefeita. Ficou feliz da vida sentadinha na minha cadeira (agora nossa). Nesse bate-papo que tive com o pessoal da Creche do Vovô, expliquei que projetos assim nasceram justamente dessa troca que tenho com a população no gabinete. Foi por meio das conversas que consegui identificar a necessidade de um lugar onde os filhos ou parentes que não têm como disponibilizar um acompanhante em tempo integral ou estarem presentes o dia todo, possam deixar os idosos durante o período em que estão ocupados.
Fiquei muito feliz ouvindo a história de cada um, de como nosso Centro fez e continua fazendo a diferença na vida deles. Como foi o caso da dona Célia. Ela nos contou que a princípio, tinha receio de ir para a Creche e estar na companhia de outros idosos por conta de sua deficiência visual. Acreditava que teria dificuldades de se adaptar e não seria recebida pelos demais. Mas lá, ela não só foi acolhida pela equipe e companheiros, como conheceu mais pessoas com sua mesma
A gente sabe que, infelizmente, a terceira idade muitas vezes é solitária. Muitos idosos se sentem invalidados e não é todo mundo que tem paciência para lidar com as necessidades específicas dessa fase. Mas eles tornaram A Creche do Vovô um segundo lar e fizeram dos profissionais e amigos com quem compartilham o dia a dia uma segunda família. O Centro Dia é um projeto que me emociona muito, por proporcionar tanto cuidado, tanto zelo com nossos idosos. Sinto muita gratidão por hoje aqui no município ser possível realizar um projeto assim.