Saúde  |  18 de janeiro de 2023

Pesquisa de qualidade: participe dos avanços em Saquarema!

Q

ueremos saber como cuidar melhor dos moradores de Saquarema. Por isso, iniciamos uma pesquisa de satisfação sobre os serviços de saúde que são oferecidos no município. Este estudo será realizado em três etapas: entrevista com os pacientes e funcionários, treinamento das equipes e, por fim, a elaboração de uma análise interna que será encaminhada para a Secretaria de Saúde. O primeiro passo está em andamento nos postos de Estratégia de Saúde da Família – ESF.

Após o levantamento com as informações dos entrevistados, os servidores das nossas unidades de saúde vão receber um treinamento da nossa psicóloga. Ela vai fornecer uma série de orientações sobre como atender aos pacientes de forma mais humanizada, acolhedora, com atenção e zelo. Eu acredito que os cuidados com a saúde da população vão além da estrutura dos postos de saúde, dos serviços oferecidos e da disponibilidade de medicações e tratamentos gratuitos. É também sobre os pacientes sentirem que estão sendo bem recebidos e que são realmente ouvidos, que nossos profissionais se dedicam atendê-los da melhor maneira, em um momento de vulnerabilidade. Isso sem contar que com uma assistência acolhedora, os resultados dos tratamentos também são melhores. Isso porque, dessa maneira, os pacientes se empenham mais a fazer sua parte durante o processo.

Estamos ouvindo a população que está no dia a dia nos postos de saúde. É o morador que busca o atendimento perto de sua casa ou o profissional que, diariamente, está prestando o seu serviço. Saber como eles veem, sentem, vivem e usam a Rede Municipal de Saúde é um fator muito importante para buscarmos cada vez mais melhorias para a nossa população.

Graças a Deus, Saquarema foi reconhecida como a cidade da Baixada Litorânea e da Região Metropolitana 2 que oferece os melhores serviços básicos de saúde para sua população. Nosso município conta com 15 unidades básicas de saúde, atendendo a 85% dos moradores. É um alívio saber que estamos conseguindo atender à maior parte dos residentes, ao mesmo tempo em que há uma relação de confiança e credibilidade quanto aos cuidados oferecidos pela rede municipal.

Por Manoela Peres