Trajetória Política  |  07 de Outubro de 2025

REPCOM Brasília: Quando a voz da gestão se transforma em ação

Oi, gente!

Eu já compartilhei algumas vezes com vocês sobre o início da minha carreira política, de uma forma, para mim, inesperada. Hoje, olhando para trás, acredito que a Manoela de 2016 não acreditaria em tudo que foi feito e quem ela se tornou depois de oito anos de dois mandatos bem-sucedidos e com um índice de aprovação tão alto. Em muitos momentos senti medo e preocupação. Mas, graças a Deus, sempre pude contar com muitas pessoas próximas a mim e com vocês, me incentivando e me fortalecendo. Todo esse apoio só fez com que sentimentos negativos ficassem pequenos perto da determinação e disposição em fazer dar certo.

Mas para fazer dar certo tive que buscar capacitação e qualificação, e não apenas por meio da minha pós e mestrado em Administração Pública. Foi preciso aprender a me comunicar melhor, me expressar de maneira mais clara e assertiva e demonstrar para a população, usando as ferramentas que eu tinha disponíveis, o que a gestão estava fazendo pelo município e para transformar a vida das pessoas que moram aqui. Afinal, como eu poderia construir credibilidade e autoridade sem mostrar o que a minha gestão estava fazendo? Como as pessoas confiariam em mim e se sentiriam cuidadas se eu não conseguisse transmitir a visão que tinha para chegarmos onde estamos hoje, aqui em Saquarema?

Esse foi o tema central de um evento que tive o prestígio de participar em Brasília, promovido pela FSB Holding, o Repcom. Ele reúne autoridades de todo o país para o compartilhamento de experiências, geração de conteúdo, debates e apresentação de casos de sucesso a respeito da construção de reputação e imagem de representantes públicos. Muita gratidão por ter sido convidada para dividir e absorver tanto conhecimento, com profissionais que há mais de trinta anos vem construindo reputações de gestores, ministros, secretários, entre tantos outros, conectando governos com o que há de mais inovador na comunicação.

Em muitos momentos senti medo e preocupação. Mas, graças a Deus, sempre pude contar com muitas pessoas próximas a mim e com vocês, me incentivando e me fortalecendo.

É sempre uma honra poder representar Saquarema e compartilhar Brasil afora um pouquinho do que eu aprendi durante meus anos como Prefeita aqui, além de trazer para casa novos aprendizados. Acredito que quanto mais gestores e representantes tornarem a informação mais acessível para a maioria das pessoas, mais nos aproximaremos de um país onde todos podem ser ouvidos e participar da construção desse Brasil em que queremos viver: um lugar de bem-estar e qualidade de vida para todos.

Por Manoela Peres