Rio Innovation Week  |  19 de Agosto de 2025

Sensibilidade na gestão é cuidar de quem construiu o caminho antes de nós

Oi, gente!

Vim compartilhar com vocês um pouquinho da minha experiência no Rio Innovation Week, o maior evento global sobre tecnologia e inovação. A cada ano, essa importante conferência reúne autoridades de diversos setores e jovens talentos do mundo inteiro para discutir pautas que vão moldar o nosso futuro. Foram 47 conferências, 39 palcos simultâneos, 2 mil mentorias e 3 mil palestrantes do Brasil e do mundo, guiados, principalmente, por importantes reflexões sobre a manutenção da ética em tempos de automação, inteligência artificial e expansão da biotecnologia. Fomos todos convidados a pensar sobre o papel das novas lideranças para promover inclusão, responsabilidade social e consciência quanto às novas tecnologias.

Eu estive presente com as equipes da Secretaria de Governança e Sustentabilidade e da Secretaria de Comunicação para participarmos e absorvermos todas estas vivências e aprendizados que, sem dúvidas, nos agregaram muito! Voltamos para Saquarema renovados e inspirados por ideias que podem ser muito pertinentes para mais avanços para o município e tenho certeza que serão muito benéficas para os moradores.

Mas, além de aprender com cases de sucesso, também apresentamos projetos que estão fazendo a diferença por aqui. Um deles é o Centro Dia, o qual eu tive a honra de ter sido convidada para falar sobre em uma palestra muito proveitosa no palco Pedro Ernesto, mediada pela subsecretaria de Ciência e Tecnologia do estado do Rio de Janeiro Renata Sphaier de Freitas. A “Creche do Vovô”, como eu apelidei de forma carinhosa, oferece diariamente para 60 idosos muito mais do que cuidados e assistência, mas a possibilidade deles socializarem e se enturmarem com os seus pares. Os idosos participam de oficinas de arte, atividades físicas, horta e jardinagem, contam com suporte psicossocial e acompanhamento de saúde com enfermagem e nutrição. Em breve, o programa também vai oferecer transporte gratuito! Esse é um dos programas da Prefeitura que mais me emociona e que eu tenho um “xodó”; considero que proporcionar esse cuidado é uma forma de olhar com carinho para a nossa história e retribuir a quem ajudou a construí-la.

Em três anos de inauguração, já podemos observar resultados expressivos: o isolamento social dos participantes diminuiu em 85%, enquanto houve uma queda de 60% das internações hospitalares. O Centro Dia é um projeto tão impactante que já se tornou referência para outras cidades da região, como Búzios e Casimiro de Abreu, que buscam replicar o modelo. Por isso, considero muito significativo ter apresentado esta iniciativa em um evento do alcance do RIW; foi uma oportunidade de propor uma referência com resultados sólidos à tendência do envelhecimento populacional; uma resposta que está beneficiando não apenas os que são diretamente atendidos pelo programa, mas as suas famílias e a equipe responsável por cuidar destes idosos; foram R$ 1,2 milhão por ano em renda familiar adicional, 45 empregos diretos e 20 indiretos, já que muitos familiares e entes queridos puderam se reinserir no mercado de trabalho com o surgimento do programa.

Para finalizar esse dia importante, também participei da premiação dos três projetos finalistas dos nossos alunos da EPES, a Escola de Programação e Empreendedorismo de Saquarema. Os projetos foram apresentados durante o EPES Summit Elevate 2025, realizado aqui, em Saquarema, em que as três produções selecionadas pela banca avaliadora foram expostas no palco da Federação de Esportes Eletrônicos do Rio de Janeiro (FEERJ). Foi uma ótima oportunidade para demonstrar o empenho do nosso município em promover acessibilidade e inclusão às novas tecnologias para os alunos, os incentivando a desenvolver soluções criativas para as demandas do nosso tempo. Fiquei muito orgulhosa por todos os projetos incríveis apresentados, e muito feliz pela equipe vencedora, que desenvolveu uma solução digital para a criação de oportunidades em comunidades carentes. Um orgulho para Saquarema!

O Centro Dia é um projeto tão impactante que já se tornou referência para outras cidades da região

Em dois anos desde a abertura, já foram realizados mais de 350 mil atendimentos, incluindo 7 mil cirurgias, mais de 60 mil consultas, 270 mil exames laboratoriais e de imagem e aproximadamente 8 mil internações. São histórias de pessoas que podem viver com mais qualidade e bem estar após passarem por algum procedimento feito no novo hospital. Antes da inauguração, milhares de moradores aguardavam na fila para fazer cirurgias simples, como as de vesícula e hérnia, por exemplo. Em poucos meses, conseguimos zerar a fila e realizar por aqui os procedimentos em pacientes que aguardavam na regulação do estado.

Eu gosto de ressaltar que aqui em Saquarema todos os programas e projetos são voltados para atender toda família, do bebê ao idoso. Por isso, hoje não há quem não seja beneficiado ou ajudado por algum serviço municipal, de alguma forma. Isso é promover qualidade de vida e bem estar, construir uma relação de confiança entre a Prefeitura e seus moradores, fazendo da sensibilidade na gestão e da escuta ativa dos moradores pilares fundamentais para isso.

Vamos continuar nosso caminho dessa maneira, preparando as novas gerações para transformar o futuro e acolhendo quem construiu nossa história até aqui.

Por Manoela Peres