Gostaria de compartilhar com vocês uma notícia que li e me deixou muito orgulhosa: o nosso Hospital Nossa Senhora de Nazareth foi reconhecido em um veículo de imprensa como uma unidade de referência no estado do Rio de Janeiro! Eu me lembro até hoje do dia da inauguração, de me emocionar junto com vocês pela entrega desse importante instrumento de cuidado com os moradores da nossa cidade.
Em dois anos desde a abertura, já foram realizados mais de 350 mil atendimentos, incluindo 7 mil cirurgias, mais de 60 mil consultas, 270 mil exames laboratoriais e de imagem e aproximadamente 8 mil internações. São histórias de pessoas que podem viver com mais qualidade e bem estar após passarem por algum procedimento feito no novo hospital. Antes da inauguração, milhares de moradores aguardavam na fila para fazer cirurgias simples, como as de vesícula e hérnia, por exemplo. Em poucos meses, conseguimos zerar a fila e realizar por aqui os procedimentos em pacientes que aguardavam na regulação do estado.
É um motivo de orgulho saber que nossa cidade oferece, de forma totalmente gratuita, um hospital com estrutura moderna e de alto padrão, equivalente aos melhores hospitais particulares do Rio de Janeiro. Com capacidade para 86 leitos de uso adulto e pediátrico, cada espaço foi planejado para garantir atendimento de qualidade, conforto e segurança a todos que precisam. Mais do que um local de tratamento, o hospital é um reflexo do nosso compromisso com a saúde e o bem-estar da população, uma prova de que a saúde pública pode sim unir excelência técnica, acolhimento humano e respeito à vida.
Logo nas primeiras semanas depois da inauguração, eu fiz questão de acompanhar de pertinho as primeiras cirurgias que foram realizadas e estar presente em momentos importantes que consolidaram o Nossa Senhora de Nazareth como uma referência em saúde pública na região. Também quis garantir que o atendimento que seria oferecido, quando a unidade abrisse suas portas, acompanhasse a qualidade da estrutura e dos equipamentos que estavam para ser entregues; por isso, em muitas ocasiões, levei comigo membros da equipe profissional para acompanhar o andamento das obras e conversar com cada um deles sobre a importância de se tratar o paciente como se fosse um ente querido, ter empatia e tratar com amor cada pessoa que passasse por aquelas salas e consultórios. Afinal, ninguém escolhe estar doente ou ferido. O mínimo que os pacientes precisam é de acolhimento e atenção.
Muita gratidão pela dedicação das equipes, seja a do Hospital, da Secretaria de Saúde e a de Obras; o trabalho de cada uma foi essencial para que Saquarema fosse reconhecida como um município que se importa em cuidar dos seus moradores, entregando um equipamento dessa qualidade para oferecer um serviço de atendimento humanizado, empático e atencioso. Vamos continuar nosso trabalho para entregar o melhor! Agora, na gestão da prefeita Lucimar, já foram inauguradas mais unidades das clínicas especializadas e as obras estão caminhando para a concretização completa da nossa Cidade da Saúde.