Saúde Preventiva  |  02 de Setembro de 2025

Combater o tabagismo é cuidar da saúde da população de Saquarema!

Oi, gente!

Esses dias estava lendo algumas informações sobre o tabagismo no Brasil e os dados me assustaram bastante: o número de fumantes no nosso país aumentou em 25% entre 2023 e 2024, o crescimento mais expressivo desde 2007, de acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Saúde. Todo ano, mais de 170 mil brasileiros morrem por conta de doenças relacionadas ao consumo de tabaco, incluindo 55 mil mortes por câncer.

Se expandirmos a perspectiva para o mundo inteiro, a situação fica ainda mais crítica: são mais de 8 milhões de mortes por ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Não precisamos de mais números para entender que esse é um problema que não afeta apenas o próprio fumante, mas toda a família, não é? Acredito que só quem já teve alguém próximo que passou por complicações assim entende o quanto é difícil e dói ver alguém passar por isso.

O vício em tabaco pode ocorrer por inúmeros fatores, incluindo psicológicos, emocionais e sociais. Mas essa condição não precisa ser uma sentença, nem ter consequências permanentes: Saquarema conta com o Programa Municipal de Controle e Tratamento do Tabagismo, um projeto que oferece apoio e acolhimento às pessoas que buscam largar o vício em nicotina. As equipes são preparadas e qualificadas para prestar um atendimento empático, humanizado e atencioso aos moradores que necessitam desse suporte.

Saquarema é um lugar para se viver com bem-estar e qualidade de vida.

Essa iniciativa, disponível há 12 anos aqui no município, oferece não só uma variedade de terapias eficientes para abandonar o hábito de fumar, como medidas de prevenção em diversas frentes para evitar que os pacientes tenham recaídas. As pessoas que são assistidas pelo programa contam com acompanhamento psicológico, nutricional, médico, incentivo à atividade física e práticas complementares, como acupuntura e auriculoterapia, que ajudam a reduzir a ansiedade e os sintomas da abstinência.

Em 2024, a abertura de uma nova sede para o programa, com muito mais conforto e organização, favoreceu a procura pelo serviço: nos meses de maio e junho, o número de pacientes em triagem subiu para 51. Já neste ano, a procura pelo serviço alcançou 45 moradores no mês de janeiro, alcançado um pico similar no mês de maio, por conta da campanha antitabagista realizada durante este mês, e vem mantendo a estabilidade durante o ano.

Oferecer este tipo de apoio aqui em Saquarema é um orgulho, pois além de ser uma forma de acolher a quem não consegue abandonar o vício por conta própria, é uma forma de diminuir as filas nos nossos hospitais e clínicas para ampliar a disponibilidade de atendimentos e cuidados a outras pessoas. A procura pelo programa de tratamento tem sido maior entre jovens e adultos, dos 18 aos 59 anos (62%) e entre mulheres, que correspondem a 68% dos atendimentos realizados.

Fico muito feliz em ver o interesse de tantas pessoas em abandonar esse vício tão prejudicial e buscar dar a volta por cima, e mais ainda por nosso município oferecer um equipamento de tanta qualidade para essas pessoas. Saquarema é um lugar para se viver com bem-estar e qualidade de vida, e a perspectiva é que muitos outros cuidados com a nossa população sejam oferecidos por aqui para alcançarmos este propósito.

Por Manoela Peres