O mês de novembro nos convida a refletir sobre um tema que por tanto tempo foi cercado de preconceitos e tabus: a saúde do homem e a prevenção do câncer de próstata. No nosso país, o número de óbitos por câncer de próstata cresceu 21% em dez anos; só em 2024 foram mais de 17 mil mortes, uma média de 48 por dia, de acordo com informações divulgadas pela Sociedade Brasileiras de Urologia. Esse dado reflete a necessidade de falarmos mais abertamente, com naturalidade e responsabilidade, sobre formas de cuidar e prevenir este problema e aproximar nossos cidadãos do atendimento preventivo. Falar sobre prevenção é lembrar que cuidar de si também é cuidar das pessoas que estão ao seu lado.
Nosso município deu um passo muito importante com a inauguração da Clínica do Homem e do Idoso, um espaço moderno e acolhedor, instalado na Cidade da Saúde. Essa unidade foi pensada para oferecer um atendimento especializado e humanizado, com uma equipe preparada para acompanhar, orientar e promover o bem estar dos pacientes. Ver essa conquista se tornar realidade é motivo de muito orgulho. Não é só uma nova unidade de saúde e proporcionar um serviço: é reafirmar o compromisso do município com o cuidado integral e com a dignidade da nossa população.
Que essa campanha de Novembro Azul seja como um lembrete para todos nós de que saúde é prioridade o ano inteiro. A prevenção salva vidas, e buscar ajuda médica é um gesto de coragem e responsabilidade. Vamos continuar construindo, juntos, uma Saquarema cada vez mais saudável, consciente e acolhedora.
Por Manoela Peres