Cuidado e Lembrança  |  25 de Novembro de 2025

Quando a saudade vira receita

Oi, gente!

Sabe quando a saudade bate tão forte que rever as fotos e revisitar as memórias não é o bastante? Esses dias, estive lembrando da minha mãe e a falta dela chegou trazendo aquele aperto… a forma que encontrei para aliviar esse sentimento e lembrar dela foi fazendo uma receita que sempre foi um sucesso nas festas e reuniões de família: a Cuca de Banana. Fazia muito tempo que não comia esse prato!

Preparar essa receita me fez reviver tantas memórias… a mesa cheia, as risadas, o cheiro que anunciava que ela estava tirando alguma coisa especial do forno… além de todo o talento que minha mãe tinha na cozinha, da alegria e do seu alto astral único, um traço muito marcante era a forma com que ela cuidava das pessoas, a forma com que ela era solidária para quem precisasse ou pedisse sua ajuda. Esse é um valor que faço questão de carregar comigo, e que me faz sentir sempre conectada a ela.

No final das contas, apesar da Cuca ter ficado uma delícia, não chegou perto da que a minha mãe fazia. Mas provar um pedaço trouxe aquele quentinho no coração. Me dedicar a cozinhar do jeitinho que ela fazia me fez sentir de novo aquele mesmo aroma que perfumava a cozinha de casa, o mesmo sabor e o mesmo carinho que ela colocava em cada receita. Foi como trazer ela para mais pertinho de mim, mais uma vez.

Por Manoela Peres