Está de volta a temporada favorita de todos aqueles que, assim como eu, amam uma boa leitura: a Feira Literária Internacional de Saquarema! Para esta edição, as equipes da Secretaria de Educação e da Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo prepararam muitas novidades que só tornaram a experiência FLIS ainda mais completa, animada e inclusiva. Para este ano, a Feira Literária recebeu uma estrutura ainda maior e está oferecendo mais atividades, estandes e convidados especiais para trocas e bate-papos que tenho certeza que estão sendo muito inspiradores. Isso sem contar, é claro, as atrações musicais, outra novidade muito legal da edição de 2025! Atrações como: Leone, Lenine, Tiago Iorc, Toni Garrido e Bia Bedran vieram marcar presença com muita música para nossos moradores e visitantes.
Outro destaque que não podia ficar de fora foram os autores convidados desta FLIS! Além dos nossos talentos saquaremenses e da região, nossa Feira teve o prestígio de receber a presença de autores como Conceição Evaristo, MV Bill, Itamar Vieira Júnior, Thalita Rebouças, Carpinejar, Ana Paula Araújo, em uma troca muito importante a qual eu tive a honra de mediar, entre tantos outros que contribuíram e muito compartilhando suas experiências e conhecimentos sobre os temas propostos. Para este ano, os painéis apresentados estão alinhados à agenda da COP 30, abordando caminhos para o desenvolvimento sustentável e celebrando a diversidade racial e os autores negros e indígenas do nosso país.
Considero a FLIS uma oportunidade pertinente para aproximar nossos alunos da leitura e estimular desde cedo o interesse por esse hábito, que promove uma série de benefícios para o desenvolvimento emocional, social e cognitivo dos pequenos. Pensando nisso, um dos diferenciais da nossa Feira Literária e que ganhou novas dimensões este ano foi a Sala Multissensorial, um ambiente pensado com muito carinho para tornar a leitura uma experiência viva, acessível e transformadora. Essa sala foi desenvolvida com base em métodos multissensoriais que estimulam diferentes sentidos, como visão, audição, tato e movimento, para despertar o interesse e o prazer pela leitura.
Além de contribuir para o desenvolvimento cognitivo, comunicativo e emocional das crianças, a leitura multissensorial também ajuda a cultivar empatia e melhorar o comportamento, mostrando que aprender pode e deve ser uma experiência afetiva e acolhedora. Em cada história contada, cada textura explorada e cada som descoberto, as crianças de Saquarema estão aprendendo a ver o mundo com mais curiosidade, sensibilidade e imaginação.
Essa iniciativa me deixa cheia de orgulho e esperança, principalmente levando em conta o contexto desafiador do incentivo à leitura no nosso país: apenas entre 2019 e 2024, o Brasil perdeu aproximadamente 6,7 milhões de leitores, segundo a pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”; hoje, mais da metade da população brasileira não tem o costume de ler. E os principais motivos que afastam os brasileiros dos livros são a falta de tempo e o desinteresse por cultivar esse hábito. Por isso, é motivo de muito orgulho que o nosso município possa oferecer um evento como a FLIS e distribuir vouchers para os alunos da rede pública investirem nos livros que os interessem. A cada ano, estamos cultivando uma nova geração de leitores e estudantes engajados e interessados por literatura e cultura!
Por Manoela Peres