Escuta Social  |  16 de Setembro de 2025

Conhecer histórias para transformar vidas

Oi, gente!

Esses dias eu recebi uma mensagem nas minhas redes sociais que me deixou muito feliz e emocionada. Uma pessoa veio me agradecer pelo atendimento oferecido pela nossa Clínica Vascular, me contando que teve sua vida transformada após passar pela unidade. Essa pessoa teve que se afastar do trabalho por conta das dores que sentia, que a impediam de fazer seu trabalho de pé, e graças a Deus, após receber o tratamento, pôde retomar suas atividades.

Ouvir com atenção e pensar em carinho em cada relato, cada pessoa com quem parei para conversar e conhecer um pouco mais da história foi fundamental para a elaboração dos nossos projetos.

É sempre motivo de muito orgulho e alegria quando vocês compartilham relatos de como um serviço público fez a diferença de alguma maneira. Mais do que excelência em estrutura e equipamentos, as equipes prezam por um atendimento humano e acolhedor, que considero um dos principais pontos em se trabalhar com a área da saúde. Enquanto era prefeita, sempre fiz questão de reforçar que esses profissionais devem atender aos pacientes como se estivessem lidando com um ente querido, e que ninguém está ali por escolha, mas por necessidade.

A Clínica Vascular foi inspirada pela minha mãe. Ela tinha muitas dores nas pernas e ia com muita frequência ao Rio para fazer exames e tratamentos vasculares pela rede particular. Na época, as pessoas que precisavam desse tipo de atendimento pagavam aproximadamente 7 mil reais pelo tratamento em clínicas do Rio. Um dia, depois de voltar de um procedimento, ela me deu a ideia de construirmos uma Clínica Vascular pública para o nosso município. E, desde sua inauguração, a unidade tem devolvido qualidade de vida e bem estar para muitas pessoas que precisam passar por ali.

Foi dessa maneira que muitos projetos e serviços importantes foram criados aqui em Saquarema: por meio da escuta social. Ouvir com atenção e pensar em carinho em cada relato, cada pessoa com quem parei para conversar e conhecer um pouco mais da história foi fundamental para a elaboração dos nossos projetos. É pensar em cada detalhe que faz com que nossa população se sinta cuidada. Esse é um diferencial que tem sido atribuído aos serviços daqui: a capacidade de acolher e fazer a diferença na vida das pessoas.

Por Manoela Peres