Turismo Categoria A  |  12 de Agosto de 2025

III Fórum Municipal de Turismo: Fortalecendo uma base do desenvolvimento municipal!

Oi, gente!

Vocês sabiam que o nosso município realizou seu terceiro Fórum Municipal de Turismo? Considero esta uma edição muito especial do evento. Na primeira vez que o realizamos, em 2023, ele aconteceu na Casa do Canto, em Itaúna, e me lembro de ter anunciado que em breve a cidade poderia contar com um novo local para sediar as apresentações: o Centro de Eventos, que foi inaugurado no final do meu mandato, em 2024. Neste ano, o fórum foi realizado neste novo espaço, reunindo autoridades, especialistas, empresários, representantes de instituições, além, é claro, da nossa população. A nova estrutura espelha um município ainda mais preparado, qualificado e alinhado a um turismo que valoriza a experiência, com o objetivo de tornar Saquarema um alvo de desejo de visitantes e investidores.

O Turismo Sustentável não acontece por acaso. Ele é construído.

Por esse motivo, o tema desta edição do fórum foi “Turismo de Experiências: Venha, Sinta, Apaixone-se!”. Quando iniciei minha gestão, em 2017, Saquarema estava classificada como um Destino Turístico Categoria C pelo Ministério do Turismo. Com muito trabalho e empenho, finalizei meu segundo mandato com o município reconhecido como um destino turístico Categoria A. E o ano de 2025 marca o primeiro fórum realizado após essa conquista. Durante todo o dia, os participantes tiveram a oportunidade de interagir com painéis, mesas temáticas, palestras e muitas experiências que passaram pela literatura, gastronomia, cultura, sustentabilidade, agricultura e produção artesanal de cerveja. Entre as palestras apresentadas, contamos com as palavras de Fátima Pacheco, ex-prefeita de Quissamã e atual Coordenadora de Parcerias Regionais da Embratur, além do presidente da Associação da Costa do Sol Marcos Navega e o ator Thiago Lacerda, que compartilhou sua experiência com projetos sociais de apoio à produção de cerveja artesanal.

Desde 2017, foram muitos esforços e muita dedicação da Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo para estruturar um calendário de eventos que diminuísse a dependência econômica do município à tendência de sazonalidade dos visitantes. O objetivo era transformar Saquarema em um destino de desejo, em vez de um destino de conveniência, de uma forma a respeitar e preservar o nosso bem mais precioso: nossa natureza. Isso demandou um planejamento estratégico, que foi construído em quatro pilares: preservação dos nossos recursos naturais, sustentabilidade, bem-estar da população e desenvolvimento econômico. Além disso, o estudo e aprendizado com experiências bem sucedidas de outras cidades também foi fundamental para criarmos nosso plano de ação. Afinal, o Turismo Sustentável não acontece por acaso. Ele é construído.

Sem dúvidas, uma etapa essencial para concretizarmos o nosso plano foi a nossa parceria com o WSL, transformando Saquarema no Maracanã do Surf. Esse esporte faz parte da essência do nosso município, e fazer dele a nossa vitrine turística foi um movimento fundamental para o nosso reposicionamento no setor turístico nacional. Com essa mesma mentalidade, trouxemos outros campeonatos e etapas de competições de esportes aquáticos, e, depois, de diversas outras modalidades que estão nos consolidando como a Capital Nacional dos Esportes. Inovamos respeitando nossas raízes e tradições para criar um calendário autêntico e único, do jeitinho que representa a experiência de se estar em Saquarema. Nossa agenda, hoje, conta com competições esportivas, festivais musicais e gastronômicos, e uma diversidade de outros eventos que movimentam o município durante todos os meses do ano, arrecadando uma receita que retorna em ações e programas para o benefício da população local e para o desenvolvimento municipal.

A ideia é transformar a cidade em um ambiente atrativo para negócios que estejam alinhados com a nossa visão de desenvolvimento, no qual o protagonista é o cidadão. A renda gerada por meio do nosso turismo retorna em projetos que tem como finalidade promover o bem-estar dos moradores e programas de qualificação para torná-lós cada vez mais preparados para atender as demandas de um mercado turístico crescente, em um ciclo produtivo que é alimentado de forma mútua e em conjunto com múltiplas frentes.

É um orgulho para mim, como ex-gestora, secretária e moradora da cidade pela qual sou apaixonada, ver Saquarema reconhecida e valorizada como um destino turístico único e incomparável no nosso país. É impossível não fazer comparações entre como a cidade estava há anos e tudo que foi construído até o momento presente para que isso se tornasse possível. Vamos continuar nos dedicando em ampliar e aprimorar nossos projetos e levando o legado conquistado adiante, aproveitando o potencial do município e o fazendo alcançar novos patamares. Todos merecem a oportunidade de conhecer e se apaixonar por Saquarema!

Por Manoela Peres