inalmente chegou aquela época do ano que a gente aguarda com muito entusiasmo: a etapa Vivo Rio Pro, da WSL! Eu estive acompanhando nas redes sociais e era praticamente impossível não ver, em algum momento do dia, publicações de pessoas que assim como eu, estavam contando os dias para a abertura e o primeiro dia desse evento tão importante para o nosso município. É um privilégio e uma honra para Saquarema ser sede deste evento e ser o único lugar do mundo que realiza as três etapas do campeonato.
Neste ano, para tornar a experiência WSL ainda mais memorável, nosso município realizou a sua primeira edição do festival Sun, Sound & Soul, com shows do Filipe Ret, Gabi Melim e Toni Garrido! Eu estive lá, e gente, foi sem igual! O evento estava lotado e a energia do público lá em cima! Deu pra ver que todos aproveitaram muito, e é muito gratificante ver que foi mais um acerto proporcionar essa experiência aqui.
Mas é claro que não parou por aí... em Saquarema, o espetáculo é nas águas, com os surfistas do mundo todo competindo pelo título, na terra, com atrações umas melhores do que as outras, e nos céus! Por mais um ano, a Esquadrilha Céu marcou presença com uma apresentação cheia de adrenalina, além dos aviões de caça que voaram por Itaúna e fizeram uma simulação impressionante de resgate no mar. Foi emocionante de assistir!
Os dados da edição de 2024 do Vivo Rio Pro mostram muito mais do que os números que alcançamos: eles contam uma história de crescimento, visibilidade e oportunidade para a nossa cidade. Durante os dias de campeonato, a praia de Itaúna recebeu cerca de 350 mil visitantes, e mais da metade deles vieram de fora, escolhendo Saquarema como destino. Isso significa movimento na economia local, nas pousadas, restaurantes, comércios e serviços.
Foram mais de R$ 159 milhões injetados na economia da cidade, um aumento de 64% em relação ao ano anterior. Mais de 1.700 oportunidades de emprego foram geradas, entre vagas temporárias e serviços ligados direta ou indiretamente ao evento. A rede hoteleira, as pousadas e os imóveis por aplicativo atingiram ocupação total. Além disso, 64% dos turistas decidiram se hospedar aqui mesmo, em Saquarema, o que reforça a hospitalidade e o potencial do nosso município como destino turístico.
A transmissão do evento alcançou mais de 150 países, com 6,1 milhões de visualizações globais. Tudo isso não apenas promove o surfe, mas projeta a cidade para o mundo. É sobre gente trabalhando, renda sendo gerada e uma cidade sendo reconhecida, dentro e fora do Brasil, pelo que tem de melhor.
Esse evento é uma oportunidade de mostrar ao Brasil e ao mundo que somos uma cidade que abraça o surfe, cuida do meio ambiente e gera oportunidades reais para sua população. Esse legado é o que nos traz orgulho e gratificação!