WSL 2025  |  25 de Junho de 2025

Mar, música e movimento: um legado que transforma Saquarema.

F

inalmente chegou aquela época do ano que a gente aguarda com muito entusiasmo: a etapa Vivo Rio Pro, da WSL! Eu estive acompanhando nas redes sociais e era praticamente impossível não ver, em algum momento do dia, publicações de pessoas que assim como eu, estavam contando os dias para a abertura e o primeiro dia desse evento tão importante para o nosso município. É um privilégio e uma honra para Saquarema ser sede deste evento e ser o único lugar do mundo que realiza as três etapas do campeonato.

Os dados da edição de 2024 do Vivo Rio Pro mostram muito mais do que os números que alcançamos: eles contam uma história de crescimento, visibilidade e oportunidade para a nossa cidade.

Neste ano, para tornar a experiência WSL ainda mais memorável, nosso município realizou a sua primeira edição do festival Sun, Sound & Soul, com shows do Filipe Ret, Gabi Melim e Toni Garrido! Eu estive lá, e gente, foi sem igual! O evento estava lotado e a energia do público lá em cima! Deu pra ver que todos aproveitaram muito, e é muito gratificante ver que foi mais um acerto proporcionar essa experiência aqui.

Mas é claro que não parou por aí... em Saquarema, o espetáculo é nas águas, com os surfistas do mundo todo competindo pelo título, na terra, com atrações umas melhores do que as outras, e nos céus! Por mais um ano, a Esquadrilha Céu marcou presença com uma apresentação cheia de adrenalina, além dos aviões de caça que voaram por Itaúna e fizeram uma simulação impressionante de resgate no mar. Foi emocionante de assistir!

É um privilégio e uma honra para Saquarema ser sede deste evento e ser o único lugar do mundo que realiza as três etapas do campeonato.

Os dados da edição de 2024 do Vivo Rio Pro mostram muito mais do que os números que alcançamos: eles contam uma história de crescimento, visibilidade e oportunidade para a nossa cidade. Durante os dias de campeonato, a praia de Itaúna recebeu cerca de 350 mil visitantes, e mais da metade deles vieram de fora, escolhendo Saquarema como destino. Isso significa movimento na economia local, nas pousadas, restaurantes, comércios e serviços.

Foram mais de R$ 159 milhões injetados na economia da cidade, um aumento de 64% em relação ao ano anterior. Mais de 1.700 oportunidades de emprego foram geradas, entre vagas temporárias e serviços ligados direta ou indiretamente ao evento. A rede hoteleira, as pousadas e os imóveis por aplicativo atingiram ocupação total. Além disso, 64% dos turistas decidiram se hospedar aqui mesmo, em Saquarema, o que reforça a hospitalidade e o potencial do nosso município como destino turístico.

A transmissão do evento alcançou mais de 150 países, com 6,1 milhões de visualizações globais. Tudo isso não apenas promove o surfe, mas projeta a cidade para o mundo. É sobre gente trabalhando, renda sendo gerada e uma cidade sendo reconhecida, dentro e fora do Brasil, pelo que tem de melhor.

Esse evento é uma oportunidade de mostrar ao Brasil e ao mundo que somos uma cidade que abraça o surfe, cuida do meio ambiente e gera oportunidades reais para sua população. Esse legado é o que nos traz orgulho e gratificação!

Por Manoela Peres