urante o mês de junho, eu tive a oportunidade de representar Saquarema, como secretária de Governança e Sustentabilidade, em Florianópolis (SC), para o encontro Compol Brasil – Summit Cidades 2025. Esse evento reuniu gestores e representantes de muitos municípios do nosso país para uma troca de experiências e ideias.
E posso dizer que, além de aprender bastante, também senti na pele o que é sair do calor de Saquarema para encarar o friozinho de Floripa. Foram dias para trocar os chinelos e o pé na areia pelos agasalhos. Mas foi também uma chance valiosa de aquecer as ideias e trazer inspiração para o que ainda podemos construir por aqui.
Essa experiência me proporcionou compartilhar e aprender com casos bem-sucedidos que marcaram a trajetória de gestores de diversos municípios, como prefeitos, vereadores, secretários e deputados. Saí do evento me sentindo inspirada pelos diálogos com esses profissionais, pronta para entregar essas novas perspectivas para a prefeita Lucimar para que a gente continue, juntas, fazendo a diferença para a população de Saquarema!
Foram momentos de trocas muito edificantes sobre inovação, comunicação pública e soluções criativas que a gestão pública demanda dia após dia. Inclusive, tive a alegria de me encontrar com o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, que me apresentou iniciativas e ações que deram muito certo na cidade e que me inspiraram a adaptar e trazer para o nosso município.
Outro momento marcante, que tive a honra de ser convidada para participar, foi a palestra da Gisele Meter, especialista em Marketing Político. Nós batemos um papo sobre como a minha comunicação com vocês foi construída e desenvolvida durante minha gestão, sempre adotando o cuidado e a escuta como pilares fundamentais para as trocas que tive e tenho com os saquaremenses.
Gosto muito desses momentos de dividir com outras pessoas as iniciativas e feitos que consegui alcançar durante esses anos como gestora; compartilhar também me convida a refletir e revisitar alguns conceitos, a partir de novas bagagens e experiências, e pensar como posso tornar mais eficiente o que já está em prática.
De volta para casa, consegui reencontrar uma das coisas que mais me fizeram falta durante esses dias fora: nosso calor aconchegante, que abraça; a energia vibrante e incomparável que nossa Saquarema tem.