Jornada Acadêmica  |  15 de Julho de 2025

Gestão comprometida: construindo a Saquarema que a gente sonha!

Oi, gente!

Gostaria de compartilhar com vocês, no post de hoje, uma novidade muito legal! Vocês sabem que eu gosto de estar sempre em movimento, não é? Seja praticando atividades físicas, fazendo alguma leitura interessante ou até mesmo aprofundando meus conhecimentos com algum curso, para me capacitar na minha profissão. E, dessa vez, eu dei início a uma nova especialização: em ESG pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Para quem não está familiarizado com essa expressão, ESG significa Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança), e se trata de um conjunto de princípios que ajudam a medir como uma organização impacta o meio ambiente, as pessoas e como essa organização se constrói eticamente. Ou seja, é pensar uma gestão com foco em eficiência, transparência, equidade e responsabilidade.

Minha expectativa é que ao final deste curso eu me torne ainda mais capacitada e preparada para continuar contribuindo com uma gestão comprometida com o desenvolvimento de Saquarema.

Como gestora pública, eu entendo que fazer parte da administração de uma cidade é, acima de tudo, entender que cada decisão tem impacto direto na vida das pessoas. E esse curso tem me proporcionado uma visão mais otimizada sobre os principais desafios do nosso tempo, principalmente no que diz respeito à sustentabilidade. Mas, além da teoria, o conteúdo da especialização também tem foco na prática: estou aprendendo como aplicar estratégias ambientais, sociais e de governança (ESG) para transformar realidades, seja de grandes empresas privadas ou na administração pública.

Essa formação também está ampliando a minha compreensão sobre como o setor público pode dialogar melhor com o setor privado. Atrair investidores que compartilhem dos nossos valores e da visão de futuro que estamos construindo para Saquarema demanda preparo técnico, planejamento estratégico e um posicionamento institucional claro. E é exatamente isso que estou buscando: fortalecer esse networking com quem quer investir na cidade, sem abrir mão do compromisso com políticas públicas sólidas, do nosso alinhamento com a Agenda 2030 e da entrega de um serviço público de qualidade, com foco no bem-estar cidadão.

Estar à frente da Secretaria de Governança e Sustentabilidade de Saquarema foi, para mim, um convite à responsabilidade e ao compromisso com o futuro da cidade que eu amo. E foi com esse olhar atento a ampliar e dar continuidade aos programas que fizeram tanta diferença para a população de Saquarema, que escolhi iniciar a pós-graduação em ESG.

Acredito que grande parte da minha motivação em continuar estudando e buscando me capacitar veio desde cedo, do incentivo de uma mulher dedicada e forte: minha mãe. Ela sempre me disse que o conhecimento é um bem valioso que ninguém pode tirar da gente. Esse é um ensinamento que eu preservo comigo e aproveito cada conversa que tenho com os meus filhos e com os jovens universitários de Saquarema, do COUNI, para passar adiante.

Foram muitos os obstáculos que apareceram no meu caminho até que eu conseguisse concluir minha primeira graduação, em Odontologia. Durante a faculdade, um dos empregos que tive para me ajudar a arcar com os custos do curso e da minha moradia em outra cidade foi revendendo roupas para minhas colegas. Inclusive, uma vez, a casa em que eu morava foi assaltada e levaram os produtos que eu tinha para vender. Mesmo sem poder, fui eu quem tive que pagar pela mercadoria ao fornecedor e arcar com o prejuízo.

Não foi fácil, mas eu estava determinada a continuar e concluir a minha graduação. Mais tarde, cursando a pós e o mestrado em Administração Pública pela FGV, os desafios foram outros: conciliar as demandas da minha formação com minhas responsabilidades como prefeita e com o tempo que tinha para me dedicar à minha casa e à minha família.

Estar à frente da Secretaria de Governança e Sustentabilidade de Saquarema foi, para mim, um convite à responsabilidade e ao compromisso com o futuro da cidade que eu amo.

Se no passado, a Manoela estudante de odontologia encontrou na perseverança e na resiliência a força para realizar o sonho de se tornar dentista, a Manoela de hoje tem no preparo e na disciplina seus aliados para buscar um novo sonho: o de construir uma Saquarema mais justa, igualitária e que preserva com muito cuidado seus recursos naturais. Minha expectativa é que ao final deste curso eu me torne ainda mais capacitada e qualificada para continuar contribuindo com uma gestão comprometida com o desenvolvimento de Saquarema.

Por Manoela Peres